Recentemente, a influenciadora digital, Kamylinha Santos, que coleciona mais de 10 milhões de seguidores, gerou polêmica nas redes sociais ao surgir em vídeos fazendo dancinhas pouquíssimos dias após se submeter a uma cirurgia para implantar próteses de silicone nos seios. 

A jovem foi muito criticada por fãs e diversos internautas por não ter respeitado corretamente seu momento pós-operatório, já que deixar de seguir os cuidados médicos à risca pode acarretar diversos problemas e prejudicar o resultado final da cirurgia.

“Os riscos potenciais resultantes da falta de aderência às orientações do cirurgião plástico no pós-operatório de uma mamoplastia incluem infecções, dificuldades na cicatrização, deslocamento dos implantes, dor persistente ou prolongada, cicatrizes malformadas e resultados estéticos insatisfatórios”, alerta o cirurgião plástico *Dr Regis Ramos, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Além disso, a negligência nas recomendações médicas pode acarretar problemas mais sérios, segundo o especialista. “Pode ocorrer necrose dos tecidos, seromas e hematomas”, explica o médico. 

Uma recuperação adequada exige não apenas seguir as instruções sobre medicação e cuidados com a cicatrização, mas também garantir repouso adequado e evitar atividades físicas intensas. “Pacientes que não seguem as orientações podem necessitar de intervenções cirúrgicas adicionais para corrigir complicações. Portanto, é essencial cumprir rigorosamente as instruções do cirurgião para assegurar uma recuperação segura e satisfatória”, conclui o cirurgião plástico.

*Dr. Regis Ramos CRM/SP 214273 / CRM/RJ 5275842-6 é médico cirurgião plástico, com com especialidade em Cirurgia Geral, realizada no programa credenciado pela MEC. Tem formação em cirurgia plástica pelo Hospital da Plástica, Rio de Janeiro, é membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da Comissão Julgadora do Exame de Suficiência para Obtenção do Título de Especialista. Realiza suas cirurgias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.