Localizada ao extremo sul das Américas, e por isso batizada como ‘A cidade mais austral do mundo’ ou ‘A cidade do fim do mundo’, Ushuaia é hoje um importante ponto turístico da Argentina, sendo o último ponto de ligação com a Antártida. Com um clima frio e úmido a cidade tem uma temperatura média anual de 6ºC e em virtude da sua localização a duração do dia sofre variações ao longo do ano e no verão chega a ter quase 18h de iluminação.

O inverno, que vai de junho a agosto, é uma época bastante procurada pelos turistas, principalmente aqueles de países com clima tropical, como o Brasil. Nessa época a neve é a grande atração entre os turistas. O verão também tem seu espaço. É somente nele que se abre a navegação até a Antardida, época que o local recebe turistas do mundo todo.

Se você nunca pensou em visitar Ushuaia, Jr. Hudson, influenciador do segmento de viagens, apresentar alguns motivos que vão te fazer incluir esse incrível local no seu roteiro turístico.

Antes mesmo de iniciar uma aventura sobre alguns pontos mais prestigiados da região , uma dica importante é que antes de sair do Brasil vale a pena enviar uma quantia diretamente para ser sacado na Argentina, através de aplicativos como Wester Union, isso te fará economizar quase 50% no câmbio. No Brasil, ainda não contamos com um voo direto para a cidade, normalmente partimos para Buenos Aires e de lá para o Aeroporto Internacional de Ushuaia.

Confira pontos turísticos destacados pelo influencer abaixo:

Lagoa Esmeralda

“A Lagoa Esmeralda, um dos cartões postais mais famosos da Patagônia, é sem dúvida um dos passeios mais sensacionais que você fará. Palco de um dos filmes gravados por Leonardo di Caprio, em O Regresso, conta com uma paisagem única e tem seu acesso aberto durante todo ano”.

“É uma caminhada incrível até chegar lá, mas por questões de segurança não é indicado fazer o passeio sozinho, principalmente se você nunca se aventurou nesse tipo de ambiente. Os guias fornecem botas com cravos para gelo, algo fundamental no inverno. Nessa época tudo fica completamente congelado”.

Cerro Castor

“Outro ponto muito procurado por turistas, principalmente para quem gosta de esportes radicais. Esquiar por lá é o principal objetivo de quem o visita. As pistas são grandes e o local conta com aulas para quem pretende iniciar nesta prática, além de aluguel dos equipamentos e alimentação com variados restaurantes. A estação de esqui fica a poucos quilômetros do centro de Ushuaia e a estrada é de fácil acesso”.

Glaciar Martial

“Outro destino pertinho da cidade é o Glaciar Martial, fica a 7km do centro de Ushuaia. “Sua beleza começa por uma casa de chá no pé da montanha que mais parece cenário de filme, totalmente acolhedor. O acesso ao Glaciar é uma extensa massa de gelo que se forma durante um longo período, podendo levar até 30 mil anos para se concretizar, a montanha coberta de gelo, que não se desfaz a milhares de anos pode ser feito a pé ou por um teleférico, que é o mais recomendado já que a subida é bem íngrime e exige certo preparo”.

“Durante a temporada de inverno o acumulo de neve na montanha aumenta, o que faz com que o local se torne uma pequena estação de esqui e os frequentadores costumam praticar snowboard. É um passeio que eu diria ser imperdível. O topo da montanha te proporciona uma vista linda da cidade de Ushuaia, além do Canal de Beagle”.

Canal de Beagle

“A Navegação no Canal de Beagle é outro passeio que vai te encher os olhos e te causar momentos de muita emoção. Isso porque ele te proporciona estar mais próximo da fauna típica da Patagônia. São pássaros, lobos marinhos, golfinhos e até pinguins, uma aventura e tanto que te renderão muitas histórias e fotos impressionantes. Durante a rota você vai visitar pontos como a Ilha dos Pássaros, a Ilha dos Lobos Marinhos e o Farol Les Eclaireus, conhecido como Farol do Fim do Mundo, ele se acende automaticamente assim que a luz do dia acabar”.

Isla Martillo

“A Isla Martillo é o habitat dos pinguins, um dos pontos mais esperados pelos turistas. A beleza que se vê por lá é encantadora. Todo esse percurso é feito de barco e tem em média 3 horas de duração. Vale muito a pena desfrutar de cada minuto dessa experiência”.

Parque Nacional Tierra del Fuego

“O Parque Nacional Tierra del Fuego também está no roteiro turístico de Ushuaia. O parque foi criado em 1960 e fica a apenas 12km da cidade. Para chegar, o turista tem a opção de alugar um carro ou ir de trem, o que torna a visita mais diferente”.

Independente dos passeios que decida fazer por essa belíssima região, vale ressaltar que é interessante contratar uma empresa turística da própria cidade, que contam com mais experiência e te oferecem apoio, principalmente no que se diz respeito aos equipamentos necessários para alguns passeios, já que a maioria dos turistas procuram o local para desfrutar das aventuras que a neve proporciona e não tem vivência com a atividade.

Divulgação