De acordo com o IBGE, existem quase 12 milhões de desempregados no Brasil – dados do primeiro trimestre de 2022. Com a crise, diversas pessoas acabam recorrendo a alternativas na internet. E é nesse momento que criminosos usam da fragilidade econômica para seduzir e enganar com falsas promessas de emprego e brindes.
Como acontece o golpe do falso emprego
O golpista manda uma mensagem para a vítima se apresentando como gerente de grandes empresas. O criminoso fala que tem uma oportunidade de emprego de meio período, prometendo ganhos diários que podem passar de mil reais. Ao ver a proposta, a pessoa se interessa, faz um cadastro em uma plataforma falsa e entra numa fria.
https://www.youtube.com/watch?v=G-sQklFE9bk&t=13s
“Quando receber essas mensagens com empregos de meio período e ganhos de alto valor, bloqueie e denuncie o número. Sempre desconfie dessas propostas absurdas e que anunciam vantagens. Quem ganha mil reais por dia para trabalhar meio período?”, explica o especialista em segurança digital William Dolato.
Chamado de Phishing, esse outro golpe já atingiu mais de 150 milhões de pessoas no país – dados da Psafe. O crime acontece quando aparece uma mensagem para a vítima dizendo que ela precisa clicar num link e depois se cadastrar para ganhar um brinde. Normalmente, os golpistas usam o nome de lojas famosas, prometem vouchers e roubam os dados.
O especialista alerta que a pessoa jamais deve acessar promoções ou links enviados por Whatsapp, principalmente, se algum parente mandar. “Além de ele cair no golpe, ele acha que está te ajudando e faz você cair também. Se receber algum link, entre sempre no site oficial da empresa para ver se procede. Caso seja realmente da empresa, a divulgação é sempre no site oficial”, reforça.
Atualmente, o influencer William Dolato utiliza suas redes sociais, como Youtube e Instagram, para ensinar pessoas gratuitamente a se protegerem de ataques virtuais, minimizar os riscos com jogos que prometem dinheiro fácil e como lidar com situações quando o delito já ocorreu.