Infantino aprova estreia do ‘árbitro de vídeo’ em amistoso europeu

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, ficou satisfeito com o teste do “árbitro de vídeo” realizado no amistoso entre Itália e França, nesta quinta-feira, na cidade italiana de Bari. Na partida, vencida pelos franceses por 3 a 1, o juiz da partida contou com o auxílio de dois árbitros que acompanhavam a partida por vídeo, longe do gramado.

A nova ferramenta da arbitragem foi utilizada apenas como teste, sem efeito prático nas decisões do juiz de campo ao longo da partida. Para Infantino, o teste deu resultado, ao citar um lance em que os árbitros avaliaram jogada em que Layvin Kurzawa teria acertado a mão na bola após cabeçada de Daniele De Rossi, dentro da área.

“Vocês puderam ver que o árbitro parou o jogo por alguns segundos e, nestes segundos, os dois juízes no caminhão verificaram que não houve pênalti”, disse Infantino, em entrevista ao canal RAI, da Itália.

“Vimos a história acontecendo no futebol aqui. Estamos em 2016, é uma questão de tempo para utilizarmos a tecnologia.” O presidente da Fifa disse esperar que a nova ferramenta seja utilizada na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

O “árbitro de vídeo” está sendo testado em competições de diversos países, como a Austrália, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Itália. “Claro que não poderemos resolver todos os problemas numa partida, mas vamos ver se podemos dar uma ajuda aos árbitros em situações mais agudas, sem interromper o jogo”, disse Infantino.