Inep antecipa divulgação do gabarito oficial do Enem após anulação de questões

Data foi movida para a próxima quarta, 19, às 10h; gabaritos seriam divulgados na próxima quinta

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Estudantes chegando para fazer a prova do Enem Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) antecipou a divulgação dos gabaritos e cadernos de questão do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a próxima quarta-feira, 19, às 10h. No comunicado, o órgão “reafirma a isonomia, lisura e validade das provas”. A antecipação ocorre após o instituto anular três questões que seriam “similares” a perguntas divulgadas em redes sociais nos dias anteriores ao exame. O calendário oficial informava que os gabaritos do segundo dia de aplicação da prova seriam divulgados na próxima quinta-feira, 20.

+ Enem 2025 terá três questões anuladas, diz Inep

Candidatos que fizeram o Enem passaram a denunciar uma suspeita de vazamento da prova porque o professor Edcley S. Teixeira, do Ceará, teria “previsto” questões feitas no último domingo, 16. O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a conduta e autoria da live nas redes sociais que divulgou questões parecidas com as do Enem. O instituto solicitou ainda a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as questões foram anuladas para “garantir lisura e isonomia da prova”. Segundo o ministro, ele acionou a equipe técnica do Inep após o “ruído nas redes sociais”. O instituto então decidiu cancelar as questões. A divulgação do resultado oficial do Enem deste ano continua prevista para janeiro de 2026.