BRUXELAS, 29 SET (ANSA) – O governo da Itália alertou nesta segunda-feira (29) que a indústria automotiva da União Europeia está “colapsando” devido às metas do bloco para reduzir a pegada de carbono do setor, um dos mais poluentes do mundo.
A declaração chega na esteira das notícias de cortes de vagas e na produção em montadoras de toda a UE, que prevê banir os novos carros a gasolina ou diesel a partir de 2035 e reduzir as emissões em 55% até 2030, na comparação com 2021.
“O setor automotivo está colapsando na Europa. Todos os dias são anunciados fechamentos de fábricas e dezenas de milhares de demissões em toda a cadeia”, disse o ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso.
A Itália é um dos países que pressionam a UE para flexibilizar as metas ambientais sobre veículos a combustão. “É fundamental enfrentar o tema com realismo, sem entraves ideológicos”, acrescentou Urso em uma reunião do bloco em Bruxelas.
“Na nossa visão, é necessário liberar nossas empresas de vínculos, limites e de prazos inapropriados”, afirmou o ministro. (ANSA).