O índice de vacinação infantil contra a Covid-19 em Araraquara, no interior de São Paulo, é mais de três vezes acima do registrado na média nacional. No município, entre as crianças de 5 a 11 anos, 77% receberam pelo menos a primeira dose do imunizante. Segundo nota técnica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), até a semana passada, dia 16 de fevereiro (data da publicação do documento), 21% das crianças nessa faixa etária tinham se vacinado em todo o Brasil. No estado de São Paulo, são 66%.

“Temos uma conscientização muito grande da nossa população. Nossa equipe de Saúde está sempre disponível e atenta, trabalhando aos finais de semana para atender a essa demanda, e temos a resposta satisfatória da nossa população, que entende a importância da vacinação. Com isso, a gente atinge números diferenciados do estado de São Paulo e do Brasil”, afirmou a secretária de Saúde, Eliana Honain.

Ao receber a terceira dose da vacina contra Covid-19, nesta semana, o prefeito Edinho Silva (PT) enalteceu a participação da população que tem colaborado com as autoridades sanitárias da cidade diante da alta adesão à campanha de imunização. “A vacina é a nossa única arma para a gente derrotar a pandemia. Fico muito feliz, porque o povo de Araraquara entendeu isso. Nossa população sabe que só vamos derrotar a pandemia se nos vacinarmos”, declarou Edinho.

Com o início da vacinação de crianças e adolescentes, desde o final do ano passado, a faixa populacional abrangida pelas vacinas foi ampliada, o que contribui para a diminuição da circulação do vírus e o controle da pandemia. Até a manhã da última quinta-feira, 24, de acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já havia aplicado 534.368 doses de vacinas contra a Covid-19, com 90,8% da população recebendo ao menos a primeira dose, 84,7% imunizados com duas doses ou dose única e 48,6% já com a terceira dose (ou a dose adicional).

A prefeitura fez plantão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (26), das 8h às 15h, mas nesta segunda-feira, 28, e terça-feira, 1, a vacinação será suspensa por conta do ponto facultativo estabelecido pela prefeitura. A vacinação será retomada normalmente na quarta-feira, 2, nos pontos habituais da cidade, uma das maiores do interior do estado.