Mundo

Índia bate recorde mundial de casos de Covid em 24 horas


NOVA DELHI, 22 ABR (ANSA) – A Índia registrou mais 314.835 novos casos do coronavírus Sars-CoV-2 nesta quinta-feira (22), maior número para um único dia em todo o mundo.   

O país de quase 1,4 bilhão de habitantes enfrenta a segunda onda da pandemia de Covid-19 e já acumula cerca de 16 milhões de contágios diagnosticados, segunda maior cifra no planeta em termos absolutos, atrás apenas dos EUA (32 milhões).   

Além disso, a Índia soma aproximadamente 184,7 mil óbitos e vem registrando mais de 2 mil mortes por dia. A segunda onda da pandemia levou o sistema de saúde ao colapso em muitas partes do país, inclusive com escassez de cilindros de oxigênio para pacientes de Covid-19.   

A agressividade dessa fase da crise sanitária é atribuída a uma nova variante do Sars-CoV-2 surgida no país e a grandes aglomerações que ajudaram a disseminar o vírus, incluindo festivais religiosos, comícios políticos e partidas de críquete com torcida.   

Em termos proporcionais, quando se leva em conta o tamanho da população, a Índia ainda está longe dos números vistos em outros países, como Brasil, Itália e nações do leste europeu, o que levanta o temor de que a situação possa ficar ainda pior.   


+ Atleta de Jiu Jitsu morre aos 30 anos de Covid 15 dias após perder o pai pela doença
+ Após ameaças, soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual
+ Mulher morre após ingerir bebida alcoólica e comer 2 ovos



No início da semana, o governo de Nova Délhi impôs um lockdown na cidade de mais de 20 milhões de habitantes para conter a disseminação do vírus. A metrópole é governada por um partido que faz oposição ao premiê nacionalista Narendra Modi e acusa estados aliados do primeiro-ministro de não repassarem estoques de cilindros de oxigênio.   

Lar do maior fabricante de vacinas do mundo, o Instituto Serum, que produz localmente o imunizante anti-Covid da AstraZeneca, a Índia já aplicou a primeira dose em cerca de 130 milhões de pessoas, porém isso representa menos de 10% de sua população.   

(ANSA).   

Veja também

+ Canadá anuncia primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca no país
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS