Incêndios violentos atingiram na quinta-feira várias regiões do sul e do oeste dos Estados Unidos, especialmente nos estados de Arizona, Califórnia e Alasca, no início de uma temporada de incêndios que parece particularmente perigosa.

“A temporada de incêndios entra em plena atividade em junho e julho nos Estados Unidos, e duas zonas devem ser particularmente vigiadas: Alasca (…) e o sudoeste”, afirma o site americano de previsão de incêndios, Predictive Services.

Na Califórnia, uma seca que já dura mais de quatro anos e que destruiu 29 milhões de árvores devido à falta de chuvas, assim como uma praga de insetos, agravam a situação nessa temporada.

O fogo que se iniciou na quarta-feira na Floresta Nacional Los Padres, na Califórnia, se estendeu rapidamente e já atinge cinco km quadrados, sendo o maior registrado nesta região turística desde 2009, disse à AFP um porta-voz do Centro de Informação do condado de Santa Bárbara.

Devido aos fortes ventos, os bombeiros não conseguiram conter as chamas.

Foram emitidas ordens de evacuação obrigatória em toda a zona. As autoridades não informaram quantas pessoas foram afetadas, apenas que entraram em contato com os moradores através de 400 números telefônicos para dar o aviso.

O fogo obrigou o fechamento parcial durante várias horas da rota 101, que une o norte e o sul da Califórnia.

As autoridades tentaram proteger numerosas infraestruturas petroleiras da região, principalmente oleodutos. O gigante petroleiro ExxonMobil evacuou sua refinaria em Las Flores Canyon.

Outro incêndio mais ao norte da Califórnia ardia sobre 10 km quadrados, ameaçando edificações e levando ao fechamento de estradas.

Lynne Tolmachoff, porta-voz do Instituto californiano de informação sobre os incêndios (Calfire), disse à AFP que esta poderia ser uma das piores temporadas de incêndios na Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos.

No Alasca, no noroeste do país, o fogo já atinge mais de 20 km quadrados de uma reserva indígena.

Outros quatro grandes incêndios fazem estragos entre os estados de Arizona e Novo México, no sudoeste do país, sobre um total de mais de 100 km quadrados.

ved/elc/ab/yow/db/mvv