Bombeiros continuavam na noite deste sábado (12) lutando para conter os incêndios florestais no sul da Califórnia depois que cem mil pessoas foram obrigadas a sair de casa.

Um alerta de bandeira vermelha do perigo crítico de incêndio se espalhou durante o fim de semana, informou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Até este sábado, o incêndio Saddleridge, o mais forte de todos no sul da Califórnia, consumiu 3.056 hectares em algumas áreas do vale, a cerca de 32 quilômetros ao norte do centro de Los Angeles, segundo os bombeiros.

Pelo menos 31 estruturas foram danificadas, ou destruídas, e apenas 19% das chamas estavam contidas.

Alguns moradores tiveram permissão para voltar para casa porque o prognóstico de temperaturas mais frias e ventos mais amenos melhorou o panorama.

“Estamos preparados para qualquer surto quando ocorra”, disse o capitão dos Bombeiros de Los Angeles, Branden Silverman a veículos locais.

Parte do condado de Los Angeles estava coberta de fumaça, o que provocou um alerta sobre a qualidade do ar.

O incêndio começou na noite de quinta-feira por razões desconhecidas e rapidamente se propagou na cidade de Sylmar, impulsionado pela baixa umidade e por rajadas conhecidas como ventos de Santa Ana.

Cerca de mil bombeiros, apoiados por helicópteros que lançavam água, combateram as chamas, que forçaram o fechamento de várias estradas principais.

A linha de metrô local também foi fechada, assim como escolas e empresas.

“O fato de que os membros da comunidade prestaram atenção às advertências de evacuação precoce fez uma grande diferença, permitindo aos bombeiros entrar nessas comunidades e proteger propriedades”, disse na noite de sexta o chefe-adjunto dos bombeiros do condado de Los Angeles, Dave Richardson.

Mesmo assim, alguns proprietários foram vistos usando mangueiras de jardim para tentar apagar as chamas de suas propriedades, segundo as autoridades.

Um homem de 50 anos morreu de ataque cardíaco enquanto lutava para salvar sua casa, afirmaram os bombeiros. Em outro incêndio, em Calimesa, cerca de 100 quilômetros a leste de Los Angeles, uma mulher de 89 anos faleceu.

Em outro incêndio, em Calimesa, 100 km a leste de Los Angeles, uma mulher de 89 anos faleceu.