Incêndios florestais em Los Angeles matam ao menos 5 pessoas; veja imagens

REUTERS/Ringo Chiu
Fogo toma estrutura em Palisades, no lado oeste de Los Angeles, na Califória, EUA, em 7 de janeiro de 2025 Foto: REUTERS/Ringo Chiu

Um incêndio devastador tem provocado grandes destruições em bairros de Los Angeles, na Califórnia, deixando cinco mortes e forçando a evacuação de 100 mil pessoas entre os dias 7 e 8 de janeiro. As autoridades informaram que cerca de 2 mil hectares da Pacific Palisades, uma comunidade de alto padrão situada nas proximidades de Santa Mônica, foram consumidos pelas chamas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes estão no combate ao fogo por ar e terra. “O incêndio se alimenta de uma combinação de fortes ventos e pela topografia, que desafia o nosso pessoal de forma extrema”, pontuou Kristin Crowley, chefe da corporação.

O céu sobre ficou vermelho em algumas áreas e foi coberto por uma fumaça espessa. Quase 1 milhão de residências e empresas ficaram sem energia, de acordo com o site PowerOutage.us.

Os incêndios ocorrem em um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que ainda não registrou chuvas significativas desde o início do ano hidrológico em outubro.

A empresa privada de previsão AccuWeather estimou os danos iniciais e as perdas econômicas em mais de 50 bilhões de dólares.

+ Famosos de Hollywood abandonam mansões em meio a incêndios em Los Angeles

+ Incêndio florestal força 30 mil a deixarem suas casas na região de Los Angeles

Confira vídeos:

A gravação compartilhada nas redes sociais mostra uma rua de Pacific Palisades onde as casas foram tomadas pelas chamas. Outras imagens exibem a destruição nas margens da rodovia Califórnia-1, conhecida como Pacific Coast Highway. De acordo com a “CBS”, o trecho da estrada que passa por Malibu foi interditado.

Ainda, imagens de estruturas desabando após queimarem e pessoas atravessando de carro estradas tomadas pelas chamas repercutiram nas redes sociais.

Um vídeo de dois homens e um cachorro em uma residência onde a área externa foi tomada pelas chamas também foi compartilhado. A identidade dos dois indivíduos e a situação da dupla não são conhecidas.

O incêndio começou na terça-feira, 7, em um ambiente de baixa umidade e foi propagado por ventos fortes que são característicos dessa parte do ano na Califórnia.

Nas redes sociais, o ator Mark Hamill, conhecido por interpretar Luke Skywalker na franquia Star Wars, compartilhou que precisou deixar sua casa na área afetada pelas chamas. “Incêndio mais terrível desde 1993”, pontuou o artista.

Confira uma galeria de imagens do combate às chamas:

Incêndios florestais em Los Angeles matam ao menos 5 pessoas; veja imagens

Um bombeiro luta contra o fogo em Palisades no lado oeste de Los Angeles, Califórnia, EUA, 7 de janeiro de 2025

Incêndios florestais em Los Angeles matam ao menos 5 pessoas; veja imagens

Fogo toma estrutura em Palisades, no lado oeste de Los Angeles, na Califória, EUA, em 7 de janeiro de 2025

Incêndios florestais em Los Angeles matam ao menos 5 pessoas; veja imagens

Bombeiros lutam contra fogo em Palisades na lado oeste de Los Angeles, na Califórnia, EUA, em 7 de janeiro de 2025

Incêndios florestais em Los Angeles matam ao menos 5 pessoas; veja imagens

Um bombeiro luta contra o fogo em Palisades no lado oeste de Los Angeles, Califórnia, EUA, 7 de janeiro de 2025

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, chegou a Pacific Palisades para um giro de reconhecimento, e informou que o governo federal enviará recursos para reforçar os trabalhos contra as chamas.

“Vi em primeira mão o impacto destes ventos turbulentos e das brasas, bem como o número de estruturas destruídas”, disse Newsom em entrevista coletiva.

“Não são poucas, muitas estruturas foram destruídas”, acrescentou.

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, se juntou ao coro nas redes sociais para pedir aos moradores que obedeçam às instruções de evacuação.

Incêndios florestais são frequentes no oeste dos Estados Unidos e desempenham um papel importante no ciclo da natureza, mas cientistas advertem que as mudanças climáticas alteram os padrões e criam climas extremos, com secas mais prolongadas e intensas e incêndios mais vorazes e rápidos.

*Com informações da AFP e Reuters