Cerca de 12.000 hectares de floresta – o equivalente a 16.800 campos de futebol – foram destruídos na Guatemala por incêndios desde janeiro, principalmente no departamento selvático de Petén (norte), informou nesta quinta-feira uma fonte oficial.

Petén, que faz fronteira com México e com Belize, é a região mais afetada com 8.200 hectares destruídos e 45 focos ativos, disse à AFP Adolfo Cifuentes, diretor do Sistema Nacional de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais.

Segundo Cifuentes, “75% dos incêndios em Petén ocorreram na Reserva da Biosfera Maya”, uma zona protegida que abrange 2,2 milhões de hectares de floresta e abriga sítios arqueológicos importantes como Tikal.

Depois de Petén, os departamentos mais afetados são Baja Verapaz (norte), Jalapa, Chiquimula (leste), Totonicapán e Quiché (oeste). Os incêndios são iniciados principalmente por atividades agrícolas e pela invasão de terrenos, entre outros fatores.

Cifuentes ressaltou que desde maio passado o departamento está em alerta vermelho institucional pelo aumento dos incêndios, intensificados pela temporada seca.

As autoridades afirmam que o alerta pode ser elevado para vermelho populacional, que implica na declaração de um estado de calamidade para a mobilização de mais recursos e equipes para combater o fogo.

Estudos do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais detalham que os incêndios provocam a perda da cobertura florestal, a exposição dos solos ao vento e à chuva, propiciando a erosão, além de afetar a produção.

hma/on/ja/db