Conhecido como antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) em São José do Rio Preto, no interior paulista, o loca de mata foi atingido por um incêndio na última quarta-feira (9), o qual já consumiu uma área que equivale a 300 campos de futebol.

Ainda nesta quinta-feira (10) era possível ver focos de incêndios no local. De acordo com a Defesa Civil, as chamas foram a maior já registrada nos últimos 12 anos.

Com o objetivo de apagar as chamas, o Corpo de Bombeiros contou com a ajuda da Guarda Municpal, Defesa Civil e um helicóptero da polícia militar.

O fogo chegou a atingir o Instituto Florestal da Unesp por conta da ajuda do vento. Nesta quinta era possível ver a fumaça na rodovia Washington Luís, que fica próxima da área atingida pelas chamas.

“O que dificultou foi o tipo de terreno e a vegetação fechada. No caso de terreno irregular, dificuldade porque as viaturas não alcançam a área queimada e tem de ser feito com abafadores, pelos bombeiros a pé. Foram 10 horas de trabalho por causa da vegetação fechada e o terreno acidentado”, afirmou o tenente dos bombeiros Marcus Vinícius de Oliveira Barbosa ao G1.