Um incêndio ocorreu a poucos quilômetros do Arraial do Banho de São João, um tradicional festival de Corumbá (MS) – cidade que fica a cerca de 425 quilômetros de Campo Grande (MS) – durante a celebração que ocorreu no sábado, 22. As imagens das chamas foram compartilhadas nas redes sociais e ilustram um contraste entre o evento e a floresta.

+ Mudanças climáticas e expansão agrícola favorecem queimadas no Pantanal, diz especialista

+ Queimadas no Pantanal podem bater recorde histórico em 2024

Confira o  vídeo:

Na gravação, é possível perceber as luzes e cores da festa, enquanto ao fundo, uma trilha de fogo se alastra nas margens do Rio Paraguai. As imagens resultaram em uma série de críticas à realização do evento.

A cidade de Corumbá é a mais atingida pelas queimadas no Pantanal em 2024, contabilizando 1.291 focos de incêndio. O bioma sofreu um aumento de 1.500% nos incêndios em relação ao ano passado, quando selecionado o período de janeiro a 17 de junho.

As observações feitas nos quase seis meses se assemelham às identificadas em 2020, quando 26% do bioma foi invadido pelas chamas, somando 2.315 focos de incêndio – maior número já registrado. Neste ano, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) contabilizou 2.246 queimadas no Pantanal de janeiro a junho.

O governo do Mato Grosso do Sul proibiu o uso do fogo controlado nas propriedades e prometeu investimentos de R$ 50 milhões na estrutura de combate a incêndios florestais, além de solicitar apoio federal. O território receberá quatro aeronaves de grande porte do Exército, 50 agentes da Força Nacional e, também, três aviões que serão utilizados no combate, disponibilizados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)