O letreiro de Hollywood foi alvo de notícias falsas após postagens de fotos e vídeos gerados por IA (Inteligência Artificial) nas redes sociais mostrarem o ponto turístico em chamas com os incêndios florestais que atingem Los Angeles, na Califórnia (EUA), desde terça-feira, 7. Até essa sexta-feira, 10, o fogo na cidade deixou ao menos dez mortos e desalojou 180 mil pessoas.
Ao longo da semana, publicações nas redes sociais mostravam o letreiro de Hollywood em chamas e informações de que o local teria sido alvo de um incêndio. Um vídeo gerado por IA de um foco de incêndio na área do ponto turístico postado no X (antigo Twitter) alcançou mais de 348 mil visualizações. As informações são da “Forbes”.
+ Incêndios devastadores em Los Angeles deixam 10 mortos
+ Pior incêndio da história de Los Angeles deixa rastro de destruição; veja galeria
Confira uma das publicações:
De acordo com Jeff Zarrinnam, diretor da Hollywood Sign Trust, uma organização não governamental criada para tomar conta do letreiro de Hollywood, as publicações que alegam incêndio no local são falsas e o ponto turístico não sofreu qualquer dano relacionado às chamas que afetam Los Angeles.
O letreiro de Hollywood está localizado no Mount Lee, nas montanhas Santa Mônica, uma região onde não houve ordem para evacuação, de acordo com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia.
Segundo Zarrinnam, o Griffith Park, uma área que compreende o letreiro, foi fechado como precaução de segurança.