Um incêndio destruiu mais de 2.000 hectares de floresta nos arredores de Narbonne, no sul da França, e obrigou a retirada dos moradores da região, onde as chamas atingiram suas casas, informaram as autoridades nesta terça-feira.
Mais de mil bombeiros foram mobilizados e cinco sofreram ferimentos leves, indicou a prefeitura do departamento de Aude, que registrou três incêndios florestais em uma semana.
O incêndio “continua ativo”, advertiram as autoridades, e as condições de circulação “permanecerão muito perturbadas”.
“Perdi tudo. Estou no meu carro com meus seis cachorros. Alguns cavalos morreram no incêndio, os vizinhos nos ajudaram a salvar cerca de 30”, contou Nathalie Bueno, 60 anos, administradora de um haras com 43 animais.
Muitas pessoas ficaram presas na rodovia A9, que liga a França à Espanha. Algumas passaram a noite em seus carros e 150 pessoas estão alojadas no parque de exposições de Narbonne, outras em salões ou ginásios de comunidades vizinhas.
O incêndio começou por volta das 15h00 locais de segunda-feira, por razões desconhecidas, em uma propriedade vinícola próxima ao maciço de Corbières, e se espalhou rapidamente, atiçado pelo vento forte de até 90 km/h, indicou o meteorologista Adrien Warnan.
skh-vgr-ap/mas/val/lm/rpr/fp