AOSTA, 28 JAN (ANSA) – Quase 300 pessoas foram evacuadas de dois hotéis de luxo em Courchevel, uma das mais importantes estações de esqui dos Alpes franceses, após um incêndio de grandes proporções iniciado na noite da última terça-feira (27), informaram as autoridades locais.
De acordo com a prefeitura da região de Savoie, o fogo ? que não deixou feridos ? começou por volta das 19h (horário local) no sótão do Hotel des Grandes Alpes e se espalhou rapidamente pelo edifício. No local, cerca de 100 hóspedes precisaram ser retirados às pressas.
“O incêndio, cuja origem ainda é desconhecida, está se alastrando pelo telhado do prédio e há um risco significativo de que se propague para outros edifícios adjacentes”, afirmou à AFP o tenente-coronel Emmanuel Viaud, do Serviço de Bombeiros e Resgate de Savoie.
Por precaução, as autoridades também determinaram a evacuação do vizinho Hotel Lana, que hospedava quase 200 pessoas. Todos os evacuados foram levados para um prédio municipal nas proximidades do resort de Courchevel 1850.
Segundo comunicado oficial, cerca de 131 bombeiros foram mobilizados para combater as chamas, dos quais aproximadamente 60 ainda atuavam no controle do incêndio na manhã desta quarta-feira (28).
“Os bombeiros estão trabalhando em condições muito difíceis, com suprimentos de oxigênio”, explicou a prefeita de Savoie, Vanina Nicoli, destacando que a operação “promete ser longa”.
Uma investigação foi aberta para apurar as causas do incêndio.
As medidas de segurança seguem sob rigorosa atenção na região após um incêndio ocorrido em um bar da estação de esqui suíça de Crans-Montana, durante uma festa de Ano Novo, que deixou 40 mortos e mais de 100 feridos, muitos deles adolescentes. (ANSA).