MILÃO, 12 OUT (ANSA) – Um vasto incêndio atingiu na noite de sábado (11) o Monastério de Bernaga, histórico convento italiano onde São Carlo Acutis recebeu a primeira comunhão.
Fundado em 1628, o monastério fica em La Valletta Brianza, cidade de 4,6 mil habitantes nos arredores de Milão, e foi completamente tomado pelas chamas, o que forçou a evacuação de 21 freiras de clausura.
A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado por um curto-circuito na cela de uma das 22 freiras eremitas que vivem no local ? uma delas estava internada em um hospital quando o incêndio começou.
O incidente ocorreu enquanto as 21 religiosas estavam diante da TV para acompanhar o rosário pela paz celebrado pelo papa Leão XIV na Praça São Pedro, no Vaticano, e todas elas foram evacuadas em segurança, mas as chamas deixaram a estrutura gravemente danificada e também destruíram diversas obras de arte e artefatos históricos.
“Diante do incêndio devastador que atingiu o Mosteiro de Bernaga, expresso a minha solidariedade à ordem das freiras e à comunidade que encontrou naquele lugar oração e conforto por várias gerações”, escreveu nas redes sociais o governador da Lombardia, Attilio Fontana.
“As chamas destruíram um lugar histórico do nosso território, cujas raízes remontam à Idade Média, ferindo a memória e a identidade da nossa terra. Nesse mosteiro, muitos jovens viveram momentos importantes em sua caminhada de fé, incluindo o jovem São Carlo Acutis, que fez sua primeira comunhão lá”, acrescentou.
Morto em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de uma leucemia fulminante, Acutis foi canonizado pelo papa Leão XIV no último dia 7 de setembro, tornando-se o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica. Figura popular entre os jovens cristãos, ele tem sua festa litúrgica celebrada neste domingo (12). (ANSA).