Veículos ao redor do mundo repercutiram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes relativos a uma tentativa de golpe de Estado. Com o voto da ministra Carmen Lúcia, a Corte formou maioria para validar a acusações contra o líder de extrema-direita na sessão desta quinta-feira, 11.
Pela primeira vez na história do Brasil, um chefe de Estado responde oficialmente por tentativa de atentado contra a democracia. Todos os crimes juntos somam penas de até 43 anos para Bolsonaro e mais sete aliados.
+ ‘Suprema perseguição’ e ‘Grande dia’: políticos repercutem condenação de Bolsonaro
Confira a reação de portais estrangeiros:
The Guardian (Reino Unido) – ‘Suprema Corte do Brasil considera Bolsonaro culpado de planejar golpe militar’
O jornal britânico dedicou ao menos duas reportagens para tratar sobre Jair Bolsonaro. Além da notícia da condenação, o portal veiculou uma análise explicativa sobre o significado e importância do julgamento.

El País (Espanha) – ‘Ex-presidente Bolsonaro é condenado por tentativa de golpe de Estado contra Lula no Brasil’
O tradicional jornal El País chega a citar Lula na manchete e alega que “o Brasil dá um passo importante contra a impunidade”.

Le Monde (França) – ‘Maioria da Suprema Corte do Brasil vota pela condenação de Bolsonaro’
O portal francês detalhou a trama e citou o voto decisivo de Carmen Lúcia, classificando Bolsonaro como “líder de extrema-direita”.

The Washington Post (EUA) – ‘Bolsonaro considerado culpado em tentativa de golpe e plano de assassinato’
Já reconhecido por outras publicações sobre Bolsonaro, The Washington Post dedicou uma reportagem para atualizar o caso do ex-presidente brasileiro.

The Economist (EUA) – ‘Jair Bolsonaro é condenado por planejar golpe’
Sem utilizar fotos do ex-presidente, o jornal The Economist – que também já chegou a escrever outras matérias sobre Bolsonaro – foi sucinto na manchete e especificou a possível pena do condenado.
