O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, a importância da Coreia do Norte para a China durante uma reunião que os dois líderes mantiveram nesta quinta-feira (4) em Pequim, informou a mídia estatal chinesa.
A China é o aliado mais importante da Coreia do Norte, cuja relação se formou com o início da Guerra da Coreia na década de 1950. No entanto, Pyongyang tem se aproximado da Rússia recentemente.
Kim e o presidente russo, Vladimir Putin, acompanharam Xi em um grande desfile militar realizado na quarta-feira na capital chinesa, onde os líderes estrangeiros conheceram os mais recentes desenvolvimentos em armas do gigante asiático.
Kim e Xi se reuniram na noite desta quinta-feira no Grande Salão do Povo de Pequim, onde o presidente chinês afirmou que seu país atribui “grande importância à tradicional amizade” com a Coreia do Norte.
Pequim está “disposto a manter, consolidar e desenvolver” as relações bilaterais, afirmou Xi, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.
“Não importa qual seja a situação internacional, essa postura não mudará”, acrescentou o presidente chinês, segundo a mesma fonte.
O trem blindado de Kim foi visto saindo de Pequim logo após o término da reunião, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Kim chegou a Pequim na terça-feira acompanhado de sua filha, Kim Ju Ae.
Sua presença no desfile marcou a primeira vez que ele foi visto com Xi e Putin no mesmo evento.
Kim se encontrou com o presidente russo na quarta-feira, que lhe agradeceu pelo envio de tropas norte-coreanas para apoiar Moscou em sua guerra na Ucrânia.
O encontro entre os líderes chinês, russo e norte-coreano durante o desfile militar de quarta-feira não agradou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Envie meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong Un, enquanto eles conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em sua rede Truth Social, dirigindo-se a Xi.
bur-isk/je/reb/pbt/arm/meb/aa/jmo