A Praça da Apoteose conheceu nesta sexta-feira (22) a escola de samba campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A Liga das Escolas de Samba anunciou durante a apuração as 432 notas emitidas pelos 36 jurados espalhados pela Marquês de Sapucaí, que consagraram a Imperatriz Leopoldinense campeã.

Agora nove vezes campeã do Carnaval, a Imperatriz teve como Lampião, o rei do Cangaço, o tema do seu enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”.

Inspirada na literatura de cordel, a quarta escola a entrar na Sapucaí, na última segunda-feira (20), abordou a vida e morte do famoso cangaceiro.

A ordem da leitura dos quesitos foi sorteada nesta manhã na sede da LIESA. Além disso, o quesito Evolução foi escolhido como o primeiro critério de desempate. A ordem de leitura dos quesitos: Harmonia, Enredo, Bateria, Alegorias e Adereços, Fantasias, Samba-Enredo, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Evolução.

Nos desfiles deste ano, apenas a Mocidade Independente de Padre Miguel foi punida em R$ 60 mil por demorar a retirar os carros alegóricos da dispersão.

Classificação geral:

  1. Imperatriz Leopoldinense
  2. Viradouro
  3. Vila Isabel
  4. Beija-Flor
  5. Mangueira
  6. Grande Rio
  7. Salgueiro
  8. Paraíso do Tuiuti
  9. Unidos da Tijuca
  10. Portela
  11. Mocidade Independente de Padre Miguel
  12. Império Serrano

Em último lugar, o Império Serrano ficou em 12ª lugar e deverá disputar a Série Ouro Carnaval 2024. Já a campeã da Série Ouro deste ano vai passar a integrar o Grupo Especial.

O presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, informou também quando as justificativas das notas estarão disponíveis: “Serão divulgadas, oficialmente, ao longo da sexta-feira, dia 24 de fevereiro, no site da LIESA”.