Em 2021, o número de brasileiros residentes em Portugal cresceu pelo quinto ano consecutivo e bateu recorde chegando a 209.072 pessoas.

Para muitos imigrantes, que não desejam depender do salário mínimo de 705 euros (aproximadamente R$ 3.880), empreender é o melhor caminho.

Esse é o caso de Dani Maciel, que já trabalhou como cuidadora de idosos e faxineira em Portugal, mas se tornou uma empreendedora e franqueada da empresa de viagens Fly Fácil Europa. “A verdade é que havíamos vivido a perda de uma pessoa que amávamos muito. Vir pra cá foi como tentar distanciar de tanto sofrimento. Mas quando eu pisei em Portugal, tive a plena certeza de que este lugar seria de oportunidade e crescimento, tanto para minha vida, quanto para minha filha”, conta Dani, que está no país europeu desde 2019.

Já bem sucedida no ramo turístico, ela comanda uma equipe de agentes que prestam assessoria de viagens, como vendas de passagens e pacotes turísticos. “E estou no início de um novo projeto, que é direcionado a viagens com fins religiosos. Em dezembro, teremos nossa primeira caravana para Israel, será a primeira de muitas caravanas que farei”, anima-se ela, que, para 2023, fará roteiros também para Roma, Grécia e Egito. “É um projeto que sonho há três anos”, emenda a brasileira, que não tem planos para voltar a morar ao país de origem.

“Amo meu Brasil, minha pátria. Acredito que com esforço, dedicação e foco podemos conquistar qualquer coisa e em qualquer lugar. Mas não posso negar que a segurança do país, a tranquilidade de ter minha filha em uma boa escola, com ensino de qualidade, e de não ter que pagar um absurdo para ter isso, são fatores relevantes e que contribuem muito para que possamos nos desenvolver mais rápido. Os juros de uma casa financiada ou um carro, por exemplo, são baixos e acessíveis, tornando possível, inclusive, para nós, imigrantes”, pontua Dani.

Para o empresário brasileiro Isaías Alves, a história também é de conquistas. Há três anos, chegou em Portugal e percebeu que havia uma carência por serviços na área de tecnologia. Para atender à demanda, criou a Ideias4web. 

O empresário brasileiro Isaías Alves empreendeu no ramo de tecnologia
O empresário brasileiro Isaías Alves empreendeu no ramo de tecnologia

“Nos especializamos em SEO de modo que todos os clientes que atendemos fiquem em destaque na primeira página de busca do Google de forma orgânica”, orgulha-se ele. “Com dez funcionários, atendemos também em outros países, como Espanha, Irlanda, Holanda e Alemanha”, finaliza.