Por Kanishka Singh
(Reuters) – Imagens de satélite feitas nesta quarta-feira mostraram novas mobilizações no oeste da Rússia, muitas delas a apenas 16 quilômetros da fronteira com a Ucrânia e a menos de 80 quilômetros da cidade ucraniana de Kharkiv, segundo uma empresa privada dos Estados Unidos.
As imagens mostraram movimentações de campo, comboios militares, artilharia e veículos blindados com equipamentos de apoio e tropas. As imagens divulgadas pela Maxar Technologies, que acompanha o acúmulo de forças russas há semanas, não puderam ser verificadas independentemente pela Reuters.
A maioria das tropas e equipamentos foi posicionada em formações menores de tamanho unitário em terras agrícolas e ao longo de linhas de árvores, disse a Maxar nesta quarta-feira.
Na terça-feira, as imagens da empresa norte-americana mostraram uma nova mobilização de mais de 100 veículos militares e dezenas de tendas de tropas no sul de Belarus, perto da fronteira com a Ucrânia.
A Ucrânia declarou estado de emergência nesta quarta-feira e Moscou disse que os separatistas do leste pediram ajuda para repelir a “agressão”, enquanto os Estados Unidos intensificam os esforços para impedir uma invasão total impondo novas sanções.
A Rússia tem negado consistentemente planos de invadir sua vizinha, mas o presidente Vladimir Putin ordenou tropas russas no leste da Ucrânia para o que chamou de manutenção da paz depois que Moscou reconheceu as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk como independentes.
(Reportagem de Kanishka Singh, em Bangaluru)