Um bombardeio russo atingiu uma área densamente povoada em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia na quinta-feira, dia 21, matando duas pessoas e ferindo pelo menos 21 com uma bateria que atingiu uma mesquita, um centro médico e uma área comercial, segundo autoridades e testemunhas no local.

A polícia da cidade de Kharkiv, no nordeste do país, disse que bombas de fragmentação atingiram o Barabashovo Market, um bazar público onde jornalistas da Associated Press viram uma mulher chorando sobre o corpo de seu marido morto.

Autoridades locais disseram que o bombardeio também atingiu um ponto de ônibus, uma academia e um prédio residencial.

O bombardeio ocorreu depois que a Rússia reiterou na quarta-feira seus planos de tomar territórios além do leste da Ucrânia, onde os militares russos passaram meses tentando conquistar a região de Donbas, ao sul de Kharkiv.

Autoridades ucranianas recentemente divulgaram seus planos para tentar recapturar áreas ocupadas pelos russos perto da costa sul do Mar Negro do país.

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que os ataques na quinta-feira atingiram uma das áreas mais populosas da cidade, que tinha uma população pré-guerra de cerca de 1,4 milhão.

A polícia afirma que as bombas de fragmentação que atingiram o mercado de Barabashovo não puderam ser confirmadas de forma independente.

Os jornalistas da AP no local logo após o ataque relataram ter visto cartões queimados e um ônibus perfurado por estilhaços.

O governador da região de Kharkiv, Oleh Syniehubov, disse que quatro pessoas estão em estado grave e uma criança está entre os feridos no bombardeio.

As forças russas também bombardearam campos de trigo na área, incendiando-os, disse ele.