Imagens feitas por um satélite da Nasa, agência espacial americana, mostram os efeitos do apagão que afetou a Grande São Paulo (SP) na sexta-feira, 11, depois de fortes chuvas atingirem a região metropolitana da capital paulista.

As fotos foram divulgadas pelo Lapis (Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites), fundado por Humberto Alves Barbosa, que tem pós-doutorado pelas universidades de Bergen, na Noruega, e Colônia, na Alemanha, nas redes sociais nesta segunda-feira, 14.

+ Apagão em SP: cerca de 250 mil moradores ainda estão sem energia, diz Enel

+ Apagão em SP já causa prejuízo de R$ 1,65 bi para varejo e serviços, diz FecomercioSP

A postagem exibe imagens captadas nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Na comparação entre a sexta-feira e o sábado, é possível notar uma diminuição no brilho da região metropolitana da capital paulista. Ainda, dá para perceber que as áreas periféricas foram as mais afetadas na ocasião.

Confira:

Imagens de satélite da Nasa mostram São Paulo antes e depois de apagão; confira
As imagens foram divulgadas pelo Lapis (Crédito: Divulgação/Lapis)

Nesta terça-feira, 15, a Enel informou que 250 mil clientes ainda seguem afetados pela falta de luz na Grande São Paulo. Conforme a companhia, a tempestade da sexta-feira deixou 2,1 milhões de moradores sem energia elétrica.

De acordo com a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de São Paulo), o apagão causou ao menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e setor de serviços considerando o faturamento que estabelecimentos deixaram de registrar no período sem energia elétrica.