Uma imagem de julho de 2023 mostra um aviso na cabine da mesma aeronave ATR-72 da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) na sexta-feira, 9 de agosto, alertando que o sistema de degelo estava inoperante. A falha relacionada ao equipamento é apontada por especialistas como uma das possíveis causas do acidente que vitimou 62 pessoas.
Na foto, é possível ver a palavra “inoperative”, inoperante em inglês, acima dos controles relacionados ao sistema de degelo escrita em um aviso amarelo. O alerta também foi avistado em outra aeronave da Voepass. As informações são do “Fantástico”, da TV Globo.
Na foto, é possível ver a palavra “inoperative”, inoperante em inglês (Crédito: Reprodução/TV Globo)
+ Por que destroços do avião da Voepass que caiu em Vinhedo foram levados para Ribeirão Preto
+ Anac diz que vai intensificar monitoramento sobre Voepass após queda de avião em Vinhedo
Ainda, outras imagens mostram um ATR com indicador de nível de combustível inoperante e um monitor de desempenho de um avião da empresa problemático. O equipamento serve para que o piloto gire um seletor, que neste caso estava faltando após cair durante um voo, e indique o peso total da aeronave para receber do sistema a informação de o bimotor estar voando corretamente.
A falta do seletor de desempenho do avião também havia sido reportada no ATR-72 que caiu em Vinhedo menos de dez dias antes do acidente.
De acordo com a Voepass, as falhas no sistema de degelo detectadas em julho do ano passado foram corrigidas e a aeronave que caiu no interior de São Paulo possuía todos os equipamentos em pleno funcionamento durante a viagem.