Uma imagem de julho de 2023 mostra um aviso na cabine da mesma aeronave ATR-72 da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) na sexta-feira, 9 de agosto, alertando que o sistema de degelo estava inoperante. A falha relacionada ao equipamento é apontada por especialistas como uma das possíveis causas do acidente que vitimou 62 pessoas.

Na foto, é possível ver a palavra “inoperative”, inoperante em inglês, acima dos controles relacionados ao sistema de degelo escrita em um aviso amarelo. O alerta também foi avistado em outra aeronave da Voepass. As informações são do “Fantástico”, da TV Globo.

Imagem mostra sistema de degelo do avião da Voepass que caiu em Vinhedo com aviso de 'inoperante' em 2023
Na foto, é possível ver a palavra “inoperative”, inoperante em inglês (Crédito: Reprodução/TV Globo)

+ Por que destroços do avião da Voepass que caiu em Vinhedo foram levados para Ribeirão Preto

+ Anac diz que vai intensificar monitoramento sobre Voepass após queda de avião em Vinhedo

Ainda, outras imagens mostram um ATR com indicador de nível de combustível inoperante e um monitor de desempenho de um avião da empresa problemático. O equipamento serve para que o piloto gire um seletor, que neste caso estava faltando após cair durante um voo, e indique o peso total da aeronave para receber do sistema a informação de o bimotor estar voando corretamente.

A falta do seletor de desempenho do avião também havia sido reportada no ATR-72 que caiu em Vinhedo menos de dez dias antes do acidente.

De acordo com a Voepass, as falhas no sistema de degelo detectadas em julho do ano passado foram corrigidas e a aeronave que caiu no interior de São Paulo possuía todos os equipamentos em pleno funcionamento durante a viagem.