O retrato das novas moedas com a imagem do Rei Charles III foram reveladas na última sexta-feira (30). Enquanto a moeda de 50 centavos de libra esterlina deve entrar em circulação nas próximas semanas, a edição comemorativa de 5 libras, projetada pelo escultor Martin Jennings, terá edição limitada. Todo a concepção das moedas foi aprovada pelo novo monarca.

De acordo com a Royal Mint, Casa da Moeda Britânica, apesar da inserção para o uso corrente, todas as moedas com a efígie da Rainha Elizabeth II vão permanecer em circulação ativa. Já as moedas comemorativas serão vendidas para colecionadores pela entidade.

Moeda que será colocada para uso corrente nas próximas semanas
Edição comemorativa com quantidade limitada, que será vendida para colecionadores

Confecção obedece uma série de tradições

Para cunhar a nova moeda, a Casa da Moeda Real cumpriu algumas premissas baseadas na tradição britânica, como não incluir a coroa na imagem de Charles III que vai estampar o numerário. Além disso, o nome do rei está escrito como Charles III, em inglês, em vez de Carolus, em Latim, diferente de monarcas passado.

Na moeda a inscrição está como: “CHARLES III • D • G • REX • F • D • 5 POUNDS • 2022”, com tradução livre de “Rei Charles 3º, pela graça de Deus, defensor da fé”.

Outro fato curioso é o fato do rosto de Charles terceiro estar virado para esquerda, lado oposto ao da rainha Elizabeth II. Embora a Royal Mint não dê uma explicação exata para a mudança, a tradição remonta ao reinado de Carlos II, o qual queria dar as costas a Oliver Cromwell e à Commonwealth. Desde então, o monarca seguinte tem sempre seu rosto cunhado na direção contrário ao do seu antecessor.

A tradição só foi quebrada durante o breve reinado de Eduardo VIII, que insistiu que seu retrato mostrasse seu lado esquerdo favorito, na mesma direção da efígie do seu antecessor, George V.

Efígie do Rei George VI virado para esquerda, enquanto da rainha Elizabeth II está para direita (Crédito:Divulgação/ Royal Mint)