SÃO PAULO, 5 MAI (ANSA) – Pouco mais de um ano após a inauguração de sua primeira loja no Brasil, a illycaffè revelou nesta quinta-feira (5) que pretende ampliar o número de pontos comerciais no país.
“No Brasil, vemos com otimismo o mercado de cafés especiais.
Registramos um contínuo crescimento e projetamos crescer ainda mais, com um substancial aumento de nossa base de clientes, seja no setor ‘HoReCa’ [hotéis, restaurantes e cafeterias], seja nas vendas digitais domésticas”, disse o presidente da marca italiana, Andrea Illy, em coletiva para jornalistas brasileiros em São Paulo.
Já o diretor da illycaffè no Brasil, Frederico Canepa, confirmou o objetivo de inaugurar novas lojas no país, embora ainda sem metas definidas – a primeira unidade, situada na rua Haddock Lobo, área nobre da capital paulista, foi aberta em janeiro de 2021.
“Não existe um plano pré-estabelecido ainda para um número determinado de lojas e em que áreas, mas existe, sim, a intenção de fazê-lo. Essas cafeterias são um negócio muito interessante, mas também uma oportunidade muito boa de mostrar o universo illy para um maior número de pessoas”, declarou.
Para a illycaffè, as lojas e cafeterias próprias são uma forma de se aproximar e fidelizar o consumidor final. “As lojas são mais instrumentos promocionais para a illy. É melhor ter uma boa loja do que cinco ruins”, reforçou Andrea Illy.
Novo cenário – Até o início da pandemia, cerca de 70% do faturamento da illycaffè no Brasil correspondia ao segmento HoReCa. No entanto, a marca consolidou seu e-commerce para o mercado brasileiro pouco antes do surgimento da Covid-19, o que lhe permitiu mitigar os efeitos da crise sanitária com a expansão do consumo doméstico.
“Nós rapidamente fizemos uma adaptação do mix de produtos, importando mais produtos de consumo doméstico, e conseguimos atravessar a pandemia dessa maneira”, acrescentou Canepa.
Em 2020 e 2021, essa balança entre consumo fora de casa e doméstico se inverteu, mas agora a illycaffè deve buscar um equilíbrio entre os dois segmentos. “O HoReCa explodiu, está crescendo muitíssimo nesses primeiros meses de 2022, e o consumo doméstico está se mantendo”, ressaltou o diretor.
Sem revelar valores absolutos, a illycaffè diz que seu faturamento no Brasil cresceu 70% no ano passado em relação a 2020 e 32% na comparação com 2019, ainda antes da pandemia.
“Agora em 2022 já se projeta um crescimento de 70% acima de 2021. Estamos muito confiantes”, afirmou Canepa. (ANSA).