SÃO PAULO, 29 ABR (ANSA) – A empresa italiana illycaffè realiza na próxima quinta-feira (5) a 31ª edição do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, a principal premiação do setor cafeeiro no país.
A honraria marcou, no início dos anos 1990, o princípio do relacionamento direto e justo entre a illy e os cafeicultores nacionais, mecanismo mais tarde expandido para outros países produtores.
O evento volta a ser presencial após dois anos sendo realizado virtualmente por causa da pandemia de Covid-19 e terá as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy, e da diretora Anna Illy.
O Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso reconhece os três melhores produtores do país, escolhidos entre 40 finalistas. Os vencedores ganham o direito de concorrer no Prêmio Internacional Ernesto Illy de Café, que reúne 27 cafeicultores dos nove países que fornecem grãos para a marca italiana.
A premiação internacional será realizada no segundo semestre deste ano. Já os produtores ranqueados entre quarto e sexto lugar no Brasil, assim como os finalistas das categorias Regional e Classificador do Ano, recebem diplomas e prêmios em dinheiro. Ao todo, a premiação distribui mais de R$ 120 mil para os laureados.
Os finalistas e campeões são selecionados por uma comissão composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè. (ANSA).