Illy leva café brasileiro para pavilhão da Itália na Expo 2025

SÃO PAULO, 28 MAI (ANSA) – A illycaffè foi escolhida para fornecer o café oficial do Pavilhão Italiano na Expo 2025, que acontece em Osaka, no Japão, até 13 de outubro de 2025.   

O espaço tem como tema o slogan “A arte regenera a vida”, com um ecossistema que reflete a beleza, a criatividade, a cultura e o trabalho artesanal que definem a Itália.   

Os visitantes do pavilhão terão a oportunidade de provar o Arabica Selection Brasile Cerrado Mineiro da illy, o primeiro café produzido 100% a partir da agricultura regenerativa e certificado pela regenagri.   

Essa prática permite que agricultores se adaptem aos efeitos das mudanças climáticas e ajudam a reverter esses impactos, enriquecendo a matéria orgânica do solo, aumentando a fertilidade, a retenção de água e a resiliência natural.   

“Fazer parte de um evento tão prestigiado como a Expo 2025 é uma grande honra para nós. A illycaffè representa a harmonia entre tradição e inovação, qualidade e sustentabilidade, arte e ciência – o que a torna uma verdadeira embaixadora da beleza e do sabor italianos em todo o mundo”, disse Cristina Scocchia, CEO da empresa.   

Já o comissário-geral da Itália para a Expo 2025, Mario Vattani, afirmou que a participação da illy “destaca um aspecto essencial de nossa identidade nacional: uma cultura do gosto que combina excelência, consciência ambiental e responsabilidade social.” Durante a Exposição Universal, a Università del Caffè da empresa italiana realizará oito masterclasses no auditório do pavilhão, abordando temas como a importância dos processos produtivos sustentáveis e regenerativos, a complexidade aromática do café e a arte da degustação.   

“Representar a cultura do café em todo o mundo nos inspira a continuar inovando e lutando por metas ambiciosas de sustentabilidade. A Expo 2025 é uma plataforma poderosa para compartilhar nossa paixão e compromisso com um futuro mais consciente e regenerativo”, acrescentou Scocchia. (ANSA).