SÃO PAULO, 26 FEV (ANSA) – A illycaffè concluiu nesta quinta-feira (25) a venda de uma participação de 20% para a gestora de fundos de private equity Rhône Capital, dos Estados Unidos.   

A operação havia sido divulgada em novembro passado e marca a primeira entrada de um sócio externo no capital dessa empresa símbolo do “Made in Italy”.   

A parceria é voltada ao crescimento da illycaffè no mercado internacional, sobretudo nos Estados Unidos, e pode incluir uma potencial abertura de capital no futuro.   

Segundo a empresa, essa é uma “etapa fundamental em seu percurso de crescimento e na execução de seus planos futuros”. Ainda de acordo com a illycaffè, já está pronto um plano de investimentos de US$ 100 milhões para essa nova fase de expansão.   

Uma das metas da companhia é “triplicar o faturamento atual em até 10 anos”. Fundada por Francesco Illy em 1933, a empresa se tornou uma marca globalmente conhecida no mercado de café premium e está presente em mais de 140 países, tendo inclusive uma forte ligação com o Brasil – mais da metade dos grãos usados em seu blend é proveniente de cafeicultores brasileiros.   

Em entrevista à ANSA no fim do ano passado, o presidente da illycaffè, Andrea Illy, contou que a busca por um parceiro comercial durou pouco mais de um ano, sempre mirando no mercado dos EUA.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Procuramos parceiros no varejo para a abertura de pontos de venda, cafés, mas depois, como consequência da Covid, mudamos um pouco a estratégia para o digital, de modo a acelerar o consumo de café em casa. Então preferimos um parceiro que pudesse estar ao nosso lado nesse objetivo de crescimento no canal doméstico”, disse o executivo.   

A empresa avaliou 27 possíveis investidores até chegar à Rhône Capital, um grupo global de private equity com sede em Nova York e fundado por um bilionário de ascendência italiana, Robert Agostinelli.   

A gestora é especializada em investimentos minoritários e negócios familiares e está acostumada a acompanhar empresas europeias em seu crescimento nos EUA, que correspondem hoje a cerca de 20% das vendas globais da illycaffè. (ANSA).   


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias