As autoridades da ilha francesa da Reunião, no Oceano Índico, decretaram alerta máximo e confinaram toda a população, incluindo as equipes de emergência, devido à chegada iminente do ciclone Garance.
“Diante do impacto direto, com ventos de mais de 200 km/h, o prefeito decretará o alerta roxo”, afirma um comunicado publicado na rede social X.
O nível de alerta implica o confinamento estrito dos 900.000 habitantes do território, assim como das forças de segurança e dos serviços de emergência mobilizados.
Reunião e as Ilhas Maurício estavam em alerta desde quarta-feira devido à aproximação do ciclone Garance. Os aeroportos dos dois destinos turísticos foram fechados.
A tempestade “permanecia em um estado de ciclone tropical intenso, apesar de uma tendência de enfraquecimento”, afirmou o serviço meteorológico francês.
A diretora inter-regional do serviço, Céline Jauffret, alertou para a previsão de um “impacto direto” do ciclone contra o território.
Em janeiro do ano passado, a ilha francesa permaneceu em alerta durante a passagem do ciclone Belal, que deixou quatro mortos.
bur-rr/lgo/vgu/fox/tym/dbh/ag/fp