A ilha turística espanhola de La Gomera, no arquipélago das Canárias, restabeleceu mais de 80% de sua eletricidade, duas horas após ter sofrido um apagão que deixou sem luz seus 22.000 habitantes neste domingo (18), informaram as autoridades locais.
Às 14h35 locais (11h35 de Brasília), “registra-se o restabelecimento de 81,88% do abastecimento elétrico”, informou no X o Cabildo de La Gomera, órgão governamental da ilha.
A pequena ilha ficou sem eletricidade “às 12h13” locais (09h13 de Brasília) pela “desestabilização de um dos geradores” da central elétrica de El Palmar, que abastece o território, explicou o Cabildo.
“Por motivos de segurança”, esta falha fez com que “o abastecimento geral caísse, vendo-se afetados a rede elétrica e o serviço de cobertura móvel”, acrescentou o Cabildo.
“Estamos fazendo um acompanhamento da situação. Neste momento, começou-se a restaurar a rede elétrica na ilha”, informou no X o presidente regional das Canárias, Fernando Clavijo.
Não foram registrados contratempos com o apagão, que ocorreu em um momento em que La Gomera e o restante do arquipélago atlântico das Canárias estão sob alerta por fortes ondas e ventos, segundo a agência espanhola de meteorologia (Aemet).
Em julho de 2023, a ilha já tinha sofrido outro apagão total, provocado por um incêndio em sua central elétrica.
du/mb/mvv