Ilha de La Gomera, nas Canárias, restabelece 100% da eletricidade após apagão

A ilha turística espanhola de La Gomera, no arquipélago das Canárias, restabeleceu totalmente sua eletricidade, três horas após ter sofrido um apagão que deixou sem luz seus 22.000 habitantes neste domingo (18), informaram as autoridades locais.

Às 15h25 locais (12h25 de Brasília), “foi restabelecido 100% do abastecimento elétrico na ilha”, informou no X o Cabildo de La Gomera, órgão governamental da ilha.

A pequena ilha ficou sem eletricidade “às 12h13” locais (09h13 de Brasília) pela “desestabilização de um dos geradores” da central elétrica de El Palmar, que abastece o território, explicou o Cabildo.

“Por motivos de segurança”, esta falha fez com que “o abastecimento geral caísse, vendo-se afetados a rede elétrica e o serviço de cobertura móvel”, acrescentou o Cabildo.

O presidente do Cabildo, Camisiro Curbelo, comemorou em nota o rápido restabelecimento da energia elétrica, “muito diferente do que nos coube viver no zero energético (apagão) de julho de 2023”.

Naquela ocasião, um incêndio na central elétrica da ilha deixou seus moradores sem luz por muito mais tempo.

Curbelo afirmou que o governo local vai trabalhar para “dotar a ilha de novas infraestruturas”, acrescentou no comunicado.

Não foram registrados contratempos com o apagão deste domingo, que ocorreu em um momento em que La Gomera e o restante do arquipélago atlântico das Canárias estão sob alerta por fortes ondas e ventos, segundo a agência espanhola de meteorologia (Aemet).

du/mb/mvv