Ilessi celebra Clementina de Jesus e o protagonismo feminino em novo EP

A cantora e compositora Ilessi
A cantora e compositora Ilessi Foto: João Atala/Divulgação

A jornada musical de Ilessi, iniciada com o elogiado álbum Atlântico Negro, ganha um novo e poderoso capítulo. A cantora e compositora lança no dia 28 de agosto o compacto “Atlânticas”, um trabalho que reúne canções gravadas na mesma fase do LP, mas que ganham agora um espaço próprio para brilhar.

Lançado pela gravadora Rocinante, o compacto nasceu da necessidade de dar voz a músicas que, por questões de espaço, não couberam no vinil anterior. “Percebemos que não caberiam todas as músicas, mas consideramos todas especiais. O compacto foi uma forma de reunir algumas das canções que apresentavam uma unidade própria”, explica Ilessi.

Essa nova unidade é costurada por um fio condutor claro: o protagonismo de compositoras e intérpretes que marcaram a música brasileira. O repertório inclui “Jarina”, parceria de Ilessi com Camilla Farias, e uma dobradinha que homenageia a tradição e a modernidade: “Taratá”, uma adaptação de Clementina de Jesus, e “Yatra-Tá”, da genial Tania Maria.

O título da obra é uma homenagem direta às mulheres negras que atravessam a vida e a arte de Ilessi, desde sua mãe, Tiana, que sonhava em ser cantora, até suas mestras, como Aurea Martins e Alaíde Costa. “Convoco nesse compacto a força da mulher negra e todas as suas formas de criação”, afirma a artista.

Além do formato físico, as faixas de “Atlânticas” estarão disponíveis em todas as plataformas de streaming, expandindo o universo sonoro de uma das vozes mais potentes da nova música brasileira.