Sem se referir diretamente à mais recente crise política, desencadeada por novas revelações de delação no âmbito da Operação Lava Jato, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que a “redução das incertezas de todas as naturezas, inclusive em eventos não econômicos, é fundamental para a volta do crescimento”.

Goldfajn afirmou ainda que a política monetária não substitui, e, sim, complementa outras políticas do governo. “Crescimento do País depende de investimento, produtividade, que são elementos cruciais”, disse.

Em meio às pressões para que o BC reduza mais rapidamente a taxa básica de juros, a Selic , por conta da forte recessão que atinge o País, Goldfajn defendeu ainda que “um alívio de atividade baseado somente em política monetária seria apenas temporário”. “Persistência, serenidade e foco nos fundamentos são a chave para crescimento sustentável e juros mais baixos no longo prazo”, afirmou.

Os comentários foram feitos por Goldfajn durante o seminário “Perspectivas 2017”, promovido pelo Instituto Millenium, em São Paulo. Ainda nesta terça-feira, 13, ele falará em outros dois eventos na cidade.

O BC publicou em seu site nesta manhã a síntese das mensagens, que pode ser acessada por este link: https://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/Sintese_mensagens_Ilan_Goldfajn_Millenium_e_CDPP_13_12_2016.pdf.