Economia

Ilan: mais importante que a queda da inflação é o recuou da expectativa

O recuo da expectativa de inflação num período mais longo é ainda mais relevante do que a própria queda no ritmo de aumento de preços na economia, avaliou nesta sexta-feira, 24, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, em aula inaugural do curso de graduação em economia da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

“Mais importante que a inflação caiu (ter caído) é que a expectativa de inflação, mesmo num viés mais longo, está em torno de 4,5%”, disse Goldfajn. “Nós estamos usando instrumento mais clássico”, lembrou ele, referindo-se à taxa básica de juros.

O presidente do Banco Central defendeu que, na política monetária, é preciso olhar a inflação para frente. “Ancorar (expectativas) significa que você tem expectativas onde deveriam estar”, disse Goldfajn.

Com inflação ancorada é possível começar um processo de flexibilização da política monetária, lembrou. “A ordem dos fatores altera o produto. Você ancorar expectativas e depois flexibilizar é muito diferente de flexibilizar e torcer para ancorar depois”, defendeu.

“Precisamos fazer a convergência da inflação, para as pessoas apostarem que está na meta. E aí podemos inclusive ter flexibilização monetária maior e mais segura”, concluiu.

Veja também

+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel