ROMA, 25 FEV (ANSA) – O trio italiano Il Volo anunciou nesta quinta-feira (25) que prestará uma homenagem ao maestro Ennio Morricone, morto em julho de 2020, na edição deste ano do Festival de Sanremo.   

Esta será a segunda vez que Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble vão retornar ao palco do teatro Ariston como convidados. A apresentação dos tenores está marcada para o próximo dia 3 de março.   

A expectativa é de que os cantores interpretem as grandes trilhas sonoras criadas por Morricone para o cinema italiano e mundial, e também algumas canções com um estilo mais pop, marca do grupo.   

Barone, Boschetto e Ginoble serão acompanhados pela Orquestra do Festival de Sanremo, excepcionalmente regida por Andrea Morricone, filho do vencedor do Oscar de 2016 pela melhor trilha sonora original do filme “Os Oito Odiados”.   

A performance será uma prévia do concerto “Il Volo tribute to Ennio Morricone” que o grupo fará no dia 5 de junho na Piazza Pio XII, em Roma, em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano.   

O nome do evento será também o título do próximo álbum do trio, que deve ser lançado perto da data do show na capital italiana.   

A ideia do tributo é fazer uma “viagem dentro da arte de um dos grandes compositores dos anos 1900”.   

Os três jovens sempre estiveram ligados ao maestro. No início da carreira, inclusive, eles compartilharam com Morricone o estúdio de gravação Forum Music Village e, em 2011, foram convidados para um concerto do maestro na Piazza del Popolo, em Roma, interpretando a canção “E più ti penso” em um medley das trilhas sonoras dos filmes “Era uma vez na América” e “Malèna”.   

No entanto, o Il Volo ganhou fama mundial somente ao vencer a edição 2015 do Festival de Sanremo, com “Grande Amore”. Poucos anos depois, em 2019, os três disputaram novamente a competição, com a canção “Musica che resta”, e terminaram em terceiro lugar, atrás do campeão Mahmood e do vice Ultimo.   

A edição 2021 do Festival de Sanremo, principal concurso musical da Itália, será realizado entre os próximos dias 2 e 6 de março.   

(ANSA)