Igual a Pelé? Comemoração de Lucas Pinheiro é comparada à do Rei do Futebol

Atleta conquistou a medalha de ouro na modalidade slalom gigante, a primeira medalha olímpica da história do Brasil e da América do Sul em Jogos Olímpicos de Inverno

Lucas Pinheiro

A comemoração de Lucas Pinheiro após a conquista do histórico ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026 mexeu com a internet. Além de ganhar os holofotes no Brasil e no o mundo, a comemoração do esquiador também chamou a atenção de internautas que a compararam com a realizada por Pelé após marcar seus gols. Muita gente viu semelhança entre a comemoração de atleta com o inesquecível “soco no ar” do Rei do Futebol.

Ontem, o esquiador brasileiro conquistou a medalha de ouro na modalidade slalom gigante, a primeira medalha olímpica da história do Brasil e da América do Sul em Jogos Olímpicos de Inverno. A conquista nos Jogos de Milão-Cortina marca um feito inédito para o Brasil nos esportes de neve e consolida o atleta como um dos protagonistas da modalidade nesta edição do evento.

Maluco meteu literalmente a comemoração do Pelé na primeira medalha da história do Brasil nos Jogos de Inverno, ele é brasileiro pra c#$%&@!!!”, dizia um post no X. Outras pessoas iam além, dizendo que Lucas Pinheiro era “nosso Pelé da neve”.

O ouro olímpico de Lucas Pinheiro pelo Brasil ecoou também na Noruega. Os principais veículos do país onde o esquiador nasceu e iniciou a carreira dedicaram amplo espaço à conquista histórica no esqui alpino, com direito a elogios à trajetória e lamentos pela mudança de bandeira.

+O que está em jogo na rodada final do Paulistão?

+Ouro no esqui, Lucas Pinheiro brilha também na moda e nos negócios

Lucas, de 25 anos, defendeu a Noruega até 2023. Após conflitos com a federação local, anunciou aposentadoria ainda no auge. Meses depois, oficializou a decisão de competir pelo Brasil, país de sua mãe. Em Milão-Cortina, escreveu um capítulo inédito para o esporte brasileiro.

O jornal Aftenposten, de Oslo, publicou reportagem extensa sobre a vitória e abriu espaço para uma análise do comentarista Daniel Roed-Johansen, que destacou a dualidade da imagem pública do atleta. “Braathen é o pavão do esqui. É fácil se deixar deslumbrar por roupas coloridas, trabalhos como modelo e grandes ambições. Mas ninguém deve se enganar. Acima de tudo, ele é um atleta de elite dedicado”, escreveu.

Além de esquiador, Lucas Pinheiro Braathen já estava bastante acostumado às câmeras, tanto da mídia esportiva quanto do mundo da moda. Quase tão presente nas pistas de esqui quanto nas passarelas ou em ensaios fotográficos, seu carisma frequentemente o leva a comparações com o italiano Alberto Tomba, o esquiador nada convencional e com grande presença na mídia que reinou no final dos anos 80 e início dos 90.

Marcas de moda têm demonstrado crescente interesse nele, e ele é embaixador de uma das mais luxuosas, a Moncler, que o escolheu para sua campanha antes destes Jogos Olímpicos de Inverno. Sua imagem foi assim exibida em prédios em diversas partes do mundo, incluindo um banner gigante na Ópera Garnier, em Paris.