VATICANO, 5 FEV (ANSA) – A Igreja Católica na Itália anunciou a criação de um curso para preparar confessores para acolher divorciados e pessoas da comunidade LGBTQIA+ A iniciativa será organizada entre fevereiro e abril pelo Centro de Formação Sacerdotal da Pontificia Università della Santa Croce, em Roma, com o objetivo de dar continuidade ao convite feito pelo papa Francisco na Bula da Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia (2015-2016).
“Os confessores são um verdadeiro sinal da misericórdia do Pai. Não se pode improvisar como confessor. Tornamo-nos confessores quando, antes de tudo, nós mesmos nos tornamos os primeiros penitentes que buscam o perdão”, diz a mensagem.
Durante as aulas será “abordado o tema da acolhida e confissão de pessoas escrupulosas e jovens, de pessoas divorciadas, de sacerdotes, religiosos e candidatos ao sacerdócio, de pessoas com tendências homossexuais e com problemas éticos no trabalho e de cidadãos com pouca instrução”.
Segundo o comunicado, haverá também momentos de formação prática, com foco em casos concretos que os padres enfrentam em seu ministério de perdão.
O papa Francisco defende a formação de confessores misericordiosos que “ouçam, consolem e perdoem tudo”. (ANSA).