Igreja italiana anuncia projeto para abrir hospital em Gaza

ROMA, 30 SET (ANSA) – A Conferência Episcopal Italiana (CEI) anunciou nesta terça-feira (30) que está trabalhando em um projeto com o Patriarcado Latino de Jerusalém para abrir um hospital na Faixa de Gaza.   

Os comentários foram feitos pelo secretário-geral da assembleia dos bispos da Igreja Católica na Itália, Giuseppe Baturi, no fim de sua visita ao Oriente Médio.   

“Estamos trabalhando com o Patriarcado Latino de Jerusalém em um grande projeto para abrir um hospital em Gaza. Há um problema de saúde gravíssimo e queremos enfrentá-lo em conjunto com o Patriarcado. Será um compromisso concreto, que exigirá esforços significativos”, disse o religioso.   

O cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, expressou gratidão à CEI ao mencionar que o atual momento em Gaza é marcado por “solidão” e “abandono”.   

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou recentemente que as ofensivas de Israel no enclave palestino, principalmente na Cidade de Gaza, sobrecarregaram ainda mais os médicos que atuam no território, pois ao menos quatro unidades foram fechadas nas últimas semanas.   

O porta-voz da entidade, Tarik Jasarevic, declarou que apenas 14 hospitais estão em funcionamento na região, mas alertou que as condições de nove deles são “críticas”.   

Já o britânico Martin Griffiths, um médico voluntário que está em Gaza há algumas semanas, relatou ao jornal The Guardian que os poucos hospitais e clínicas restantes no centro e sul do território estão lotados por um “tsunami” de pacientes feridos e doentes. (ANSA).