VATICANO, 17 FEV (ANSA) – A Igreja Católica anunciou nesta quarta-feira (17) que as celebrações de Quaresma e Páscoa serão realizadas novamente com medidas de restrição devido à continuação da pandemia do novo coronavírus.
Em documento divulgado pelo Vaticano, o prefeito da Congregação para o Culto Divino, cardeal Robert Sarah, afirma que os eventos do Domingo de Ramos, da quinta e da sexta-feira santas e da Vigília de Páscoa terão as mesmas “indicações do ano passado”.
“Estamos ainda enfrentando o drama da pandemia de Covid-19, que provocou muitas mudanças no modo habitual de celebrar a liturgia”, declarou Sarah. Isso significa que não haverá o rito de lava-pés na Quinta-Feira Santa nem o beijo na cruz na Sexta-Feira Santa, bem como procissões nos domingos de Ramos e Páscoa.
Além disso, o Vaticano pede para as dioceses estimularem a participação de fiéis em celebrações online. “O bispo é chamado a tomar decisões prudentes a fim de que as celebrações litúrgicas possam ocorrer com frutos para o povo de Deus e para o bem das almas a ele confiadas, no respeito à proteção da saúde e às prescrições das autoridades responsáveis”, diz o documento.
(ANSA).