Com golpe perfeito de esquerda, Iga Swiatek fechou com vitória tranquila sua estreia no Torneio de Madri, em nível WTA 1000. A líder do ranking vem acumulando títulos nos últimos anos, mas parou nas oitavas de final em sua única aparição na competição. Na busca da inédita conquista, agora ela terá pela frente a americana Bernarda Pera, no domingo, pela terceira rodada.

Em 2022, já em alta no circuito, vindo de quatro troféus e 23 vitórias seguidas, a polonesa abandonou o torneio alegando fadiga e desconforto no ombro. Um ano antes, havia caído nas oitavas diante de Ashleigh Barty em sets diretos. A competição foi suspensa em 2020 por causa da pandemia de covid-19.

Querendo desencantar em Madri, Swiatek fez um jogo consistente e forte diante de Grabher, não dando chances à austríaca. Com uma quebra no quarto game, ela arrancou para fechar a primeira parcial em 6 a 3 após 40 minutos.

Ainda mais concentrada no set seguinte, abriu 3 a 0 de cara. Grabher até devolveu uma das quebras, reagindo e diminuindo a desvantagem para 3 a 2. A reação parou por aí. Com nova quebra e três pontos seguidos, Swiatek confirmou o favoritismo para alegria da grande torcida presente à quadra para incentivá-la. Retribuiu com beijinhos e acenos aos quatro cantos.

Terceira favorita na Espanha, a americana Jessica Pegula também largou bem. Com 7/6 (7/5) e 6/3, eliminou a polonesa Magdalena Freck. Entre as cabeças de chave, Barbora Krejcikova, Veronika Kudermetova, Martina Trevisan, Ekaterina Alexandrova, Marie Bouzková, Anastasia Potapova, Qinwen Zheng e Petra Martic também dse garantiram.

As surpresas do dia foram as eliminações da casaque Elena Rybakina, cabeça 7, derrotada pela russa Anna Kalinskaya, por 7/5, 4/6 e 6/2, e da experiente Victoria Azarenka, 15ª favorita. A russa caiu em sets diretos para a americana Alycia Parks, com 6/2 e 7/6 (7/5).