O aplicativo iFood, conhecido por ser uma empresa de delivery de comidas e produtos de supermercado, foi multado pele Procon-SP em R$ 2,5 milhões.

O órgão de fiscalização alega que o aplicativo praticou uma “má prestação de serviços, cláusulas abusivas e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor” por parte da companhia.

A punição veio em um momento que o Procon recebeu inúmeras denúncias de clientes da plataforma de pedidos por alterações no valor da compra no momento do pagamento do pedido.

“A empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes”, disse Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor de São Paulo e diretor executivo do Procon, ao site do órgão.

Outra infração do aplicativo é permitir que os estabelecimentos vinculados determinem um valor mínimo de compra, o que é proibido por lei.

A companhia ainda tem o direito de recorrer da decisão. O órgão alega que a multa foi baseada no “porte econômico da empresa, na gravidade da infração e na vantagem obtida, de acordo com o que determina a legislação”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias