PUBLIEDITORIAL

IF, motor de inovação da Americanas S.A., lança plataforma para aceleração de startups

Plataforma vai apoiar 20 negócios inovadores que possam impulsionar crescimento orgânico das diversas frentes da companhia

Crédito: Divulgação

IF, motor de inovação da Americanas S.A., lança plataforma para aceleração de startups (Crédito: Divulgação)

A IF – Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A., lança neste mês uma plataforma de fomento à inovação para o desenvolvimento e aceleração de startups. A plataforma de Corporate Venture terá como objetivo promover um relacionamento contínuo com pequenos negócios inovadores que possam impulsionar o crescimento orgânico das diferentes frentes da companhia (física, digital, logística e a fintech, Ame Digital) por meio de inovação aberta. Para isso, a Americanas S.A. prevê o investimento em até 20 startups neste primeiro ano.

A previsão é que os negócios selecionados recebam um aporte inicial de capital que se valorize em pelo menos 10 vezes por meio da conexão com o ecossistema da Americanas S.A.. A parceria garante ainda um pacote de benefícios que inclui mentoria realizada pela diretoria da companhia e acesso a um clube de vantagens com mais de 50 parceiros da Americanas S.A. – estimado em mais de R$1 milhão em créditos.

Processo e inscrições – Para participar, as startups devem se cadastrar por meio de um formulário disponível no portal www.ifrocks.io. O processo seletivo acontecerá ao longo de todo o ano, com etapas que incluem análise das startups pelo time de Corporate Venture, conversa com os fundadores, pitchs days com a diretoria C-Level da companhia e due diligence, para então receber o aporte e começar a aceleração.

A seleção leva em consideração diferentes aspectos do negócio, inclusive critérios como o nível de comprometimento das startups com a agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança) e com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) listados na Agenda 2030 da ONU, norte da estratégia ESG da Americanas S.A..

Motor de inovação – Criada em 2018, a IF nasceu para incentivar o uso de novas tecnologias, desenvolver e adquirir negócios inovadores para a Americanas S.A.. O motor de inovação da companhia foi responsável pelo lançamento da Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios que o popularizou o modelo de cashback como benefício no país e tem o propósito de democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros.

Além do desenvolvimento de soluções proprietárias, a IF lidera a estratégia de crescimento inorgânico da Americanas S.A. por meio de grandes parcerias e aquisições. Foram 29 aquisições nos últimos 15 anos, sendo 10 delas somente entre 2020 e 2021 – já promovidas pela IF. Entre elas está a aposta no segmento de mercado, com a chegada do Supermercado Now e o Hortifruti Natural da Terra, e a entrada no segmento de peer-to-peer lending (P2P), com a aquisição da fintech de crédito online Nexoos.