O iene voltou a subir em relação ao dólar na sessão desta sexta-feira, 8, apesar dos alertas de autoridades japonesas de que não irão tolerar valorização excessiva da moeda local.

Neste fim de tarde, o dólar caía a 108,18 ienes, de 108,43 ienes ontem, na sexta retração diária consecutiva. O dólar foi negociado nesta semana no menor patamar frente ao iene desde outubro de 2014.

O aumento da demanda por iene é parte da busca dos investidores por ativos seguros, diante das dúvidas sobre o futuro da economia global. Há o receio de que nem mesmo as políticas expansionistas dos maiores bancos centrais ao redor do mundo sejam capazes de reaquecer a economia global.

O Banco do Japão migrou para juros negativos, o que deveria ter enfraquecido o iene e auxiliado as exportações. Mas, ao invés disso, o iene vem se destacando como a moeda forte mais valorizada neste ano, ameaçando os planos econômicos do Japão.

Em relação às moedas de países emergentes e exportadores de commodities, o dólar recuou nesta sessão, influenciado pela alta de mais de 6% nos preços do petróleo. Já o euro subiu para US$ 1,1404, de US$ 1,1369 ontem. Fonte: Dow Jones Newswires