Idoso tem a perna errada amputada em clínica na Áustria

Idoso tem a perna errada amputada em clínica na Áustria
Foto: Piron Guillaume/ Unsplash

Um hospital de Freistadt, na Áustria, amputou a perna errada de um idoso, de 82 anos, na terça-feira (18). Em um comunicado divulgado na quinta-feira (20) pela Clínica Freistadt, a unidade de saúde atribuiu o “erro trágico” a uma falha humana. As informações são do jornal The Guardian.

Laudo pode indicar erro médico no caso de Liliane Amorim

Autópsia do corpo de Maradona aumenta as evidências de erro médico

RJ: Após morte de bebê, pais denunciam possível erro médico

De acordo com o hospital, o paciente estava sofrendo de muitas doenças e precisava amputar a perna esquerda. Segundo o comunicado, o erro na cirurgia de amputação só foi percebido durante uma troca de curativo na quinta-feira.

“Temos que descobrir como essa falha, esse erro aconteceu. Eu gostaria de me desculpar publicamente aqui”, disse o diretor médico da clínica, Norbert Fritsch, em uma entrevista coletiva.

Conforme a imprensa local, o paciente inicialmente não reconheceu o erro. O erro parece ter sido cometido pouco antes da operação, quando a perna a ser amputada foi marcada, informou a clínica.

“Infelizmente o erro, no qual a perna direita foi removida em vez da esquerda, ocorreu como resultado de uma sequência de circunstâncias infelizes”, disse o documento, acrescentando que estava investigando o que aconteceu e que revisaria seus padrões.

O paciente recebeu assistência psicológica e ainda deve ser submetido a outra operação para remover a perna esquerda. “A operação está planejada para breve”, informou a clínica.