Geral

Idosa recebe vacina contra gripe no lugar da segunda dose da CoronaVac

Crédito: Arquivo Pessoal

A aposentada Maria da Paz Meira, de 62 anos, foi se vacinar na última quarta-feira (12) com a 2ª dose do imunizante contra a Covid-19 mas acabou recebendo a vacina contra a gripe. O erro aconteceu em Goiânia, em Goiás e as informações são do G1.

Keila da Paz Meila Ferreira, filha da idosa, ficou revoltada com a situação. “A imunidade não é a mesma, com certeza não vai ser. Outra coisa: vai ter CoronaVac para a minha mãe? Fiquei muito indignada, voltei, questionei as enfermeiras. Estou revoltadíssima com essa troca de vacinas. Com o papel na mão, fizeram outra vacina”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) lamentou a situação e disse que “já notificou a direção do Cais Cândida de Moraes para que reforce os cuidados com a vacinação junto à equipe de enfermagem para evitar que mais casos semelhantes ocorram”.

A filha de Maria está preocupada com a imunização da mãe devido ao fato da idosa ter tomado a 1ª dose da CoronaVac no dia 19 de abril. Segundo o Butantan, o melhor desempenho desta vacina acontece quando as doses são aplicadas com o intervalo máximo de 28 dias entre elas. Com isso, a aposentada deveria receber o reforço até essa sexta-feira (14).

Agora que foi vacinada contra H1N1, Maria vai precisar esperar ao menos 14 dias para receber a vacina contra o coronavírus. De acordo com o G1, ela só poderá tomar a 2ª dose da CoronaVac após o dia 26 de maio, 40 dias depois da primeira aplicação do imunizante.

O Ministério da Saúde divulgou que é “improvável que intervalos aumentados entre as doses das vacinas ocasionem a redução na eficácia do esquema vacinal”. O órgão ainda ressaltou que os atrasos devem ser evitados “uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose”.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Veja também
+ Sabrina Sato mostra corpo musculoso em clique na floresta
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago