AOSTA, 14 ABR (ANSA) – Pierina Quagliatti, de 102 anos de idade, e seu neto, Leonardo, de dois anos, se recuperaram do novo coronavírus e receberam alta juntos nesta terça-feira (14) na região do Vale de Aosta, no extremo-norte da Itália.

Nascida em 1918, Quagliatti vive na pequena cidade de Saint-Christophe e contraiu a Covid-19, assim como o seu neto.

Dos 14 membros da família, 11 ficaram doentes, no entanto, tanto a “avó Nina”, quanto Leonardo, se livraram da doença, que já matou pouco mais de 20 mil pessoas na Itália.

“A guerra foi pior e naquela época sofri mais. Mas agora estou feliz por ter passado por isso também”, declarou Quagliatti.

Segundo as netas da italiana, a maior alegria é a possibilidade de voltar a reunir toda a família e comer todos juntos, na mesma mesa.

Natural da província de Bergamo, Quagliatti chegou na década de 1940 no Vale de Aosta e trabalhou como carteira. Ela tem seis filhos, oito netos e 11 bisnetos, incluindo o pequeno Leonardo.

Durante a doença, Quagliatti teve muita tosse e febre, mas ela conseguiu se recuperar do coronavírus.

“A família de Pierina é ‘histórica’ no país, muito enraizada no território. Todos estavam isolados, estamos felizes que a cura chegou. No país, os casos positivos aumentaram, especialmente entre os profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos, mas se você seguir as regras, tenho certeza de que a situação se estabilizará”, declarou o prefeito de Saint-Christophe, Paolo Cheney.

A região do Vale de Aosta é a terceira do país com menos casos confirmados, somando 927, além de 115 mortes.