O youtuber Ronaldo Souza, conhecido como Gato Galactico, tem sido acusado de produzir conteúdo neonazista codificado nas redes sociais. A revolta de internautas foi motivada por diversas postagens com possíveis símbolos utilizados por supremacistas brancos.

Entenda o que aconteceu

Tudo começou na quinta-feira, 27, com um post de Ronaldo no X, antigo Twitter. Em possível alusão à descriminalização do porte de maconha, o youtuber propõe a descriminalização do leite cru — o decreto Nº 66.183, de 5 de fevereiro de 1970, determina proibida a venda de leite sem pasteurização para consumo direto da população.

“Não faz o menor sentido ser ilegal”, escreveu o criador de conteúdo. Na postagem, ele aparece bebendo uma caneca de leite puro.

Vale lembrar que, nas redes sociais, o criador de conteúdo já explicou seguir uma dieta carnívora, baseada em alimentos de origem animal.

Postagem de Gato Galactico no X
Postagem de Gato Galactico no X

Símbolos de supremacia branca

A postagem gerou um levante entre internautas, que acusaram-no de tentar repassar mensagens neonazistas de maneira subliminar — no estilo “dog whistle”, ou “apito de cachorro”, som que não seria captado por humanos, mas sim por cães. Isso porque usuários do X/Twitter resgataram outras postagens nas quais Ronaldo aparece, supostamente, fazendo alusão a símbolos relacionados à supremacia branca. Dentre eles, incluem-se:

  • Beber leite puro: o estigma do gesto surgiu com a falsa informação de que pessoas brancas digeririam melhor a lactose do que as não-brancas. Beber leite puro teria sido, inclusive, um gesto incentivado na Alemanha nazista;
  • Camisa verde: símbolo do integralismo brasileiro, ideologia política de extrema-direita que se iniciou na década de 1930;
  • Cabelos penteados para o lado: internautas associaram o penteado ao usado por Hitler;
  • Símbolo ‘white power’: Ronaldo já apareceu, mais de uma vez, posicionando as mãos de forma semelhante ao símbolo supremacista branco, com o polegar e o dedo indicador formando um círculo, enquanto os outros três dedos estão esticados;
  • ‘Salvador da raça’: no anúncio do segundo filho de Ronaldo, um internauta comentou que ele seria o “salvador da raça”, por ter a intenção de ter 10 filhos. A isso, o criador respondeu com um emoji de “continência”.
Supostas alusões de Ronaldo Souza à 'supremacia branca'
Supostas alusões de Ronaldo Souza à ‘supremacia branca’ (Crédito:Reprodução/Twitter)
Suposta alusão de Ronaldo Souza à 'supremacia branca'
Suposta alusão de Ronaldo Souza à ‘supremacia branca’ (Crédito:Reprodução/Twitter)

Ronaldo Souza nega acusações

Em seu X/Twitter, o criador de conteúdo negou que esteja praticando “dog whistle”. Leia na íntegra:

“Ontem, fui alvo de críticas por beber leite cru e supostamente fazer associações a mensagens de supremacia. Isso é uma mentira absurda. Abomino o nazismo e todas as formas de autoritarismo e violência. Não tenho envolvimento com grupos supremacistas, tampouco neo-nazistas.

Por aqui, defendemos a paz e em nome dela e do bem-estar da minha família, que está sendo afetada por essa situação, e de qualquer pessoa que possa ter se sentido ofendida, irei remover a publicação. No meu canal, temos um compromisso diário com a mensagem que é transmitida a todos que nos acompanham e em hipótese alguma permitirei a disseminação de informações falsas.

Agradeço ao carinho e compreensão de todos.”

Logo depois, a publicação de Ronaldo bebendo leite foi tirada do ar.